BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

Nasa anuncia quinto planeta em órbita extra-solar

Um recorde. O anúncio feito nesta semana, pela Nasa, a agência espacial norte-americana, confirma a descoberta de um quinto planeta em órbita da estrela 55 Cancri. Trata-se do maior número de planetas extra-solares em um único sistema de que se tem notícia.

A estrela está próxima, localizada a 41 anos-luz na constelação de Câncer, e tem massa e idade semelhantes às do Sol. Da Terra, é visível até mesmo com lunetas. A descoberta foi feita por um grupo de astrônomos por meio do efeito Doppler, no qual o empuxo gravitacional de um planeta é detectado pelo movimento que ele produz em sua estrela.
Segundo a agência, o planeta recém-descoberto tem cerca de 45 vezes a massa da Terra e pode ter aparência e composição semelhantes às de Saturno. O planeta é o quarto a partir da estrela 55 Cancri e completa uma órbita a cada 260 dias.

Sua localização o coloca no que os astrônomos chamam de "zona habitável", uma faixa em torno de uma estrela na qual a temperatura permitiria que água líquida corresse por superfícies sólidas. A distância do planeta a sua estrela é de cerca de 116,7 milhões de quilômetros, um pouco mais perto do que a Terra se encontra do Sol.

0 comentários:

Postar um comentário

Botões

DigNow.org Ranking de Blogs Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Pingar o BlogBlogs Add to Technorati Favorites TopBlogsBrasil.comTopOfBlogs .

Visitantes Recentes

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

De onde vem as visitas.

  © Template GuiSportClub .:::. Design by-Guilherme

TOPO